Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Objetivos Gerais
Promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função.
Objetivos Específicos
No final da formação, os futuros formadores/as, devem ser capazes de:
- Avaliar o perfil do formador/a face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal;
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador/a em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação, instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
- Refletir sobre os sistemas de formação;
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
- Avaliar o perfil do formador/a face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal;
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador/a em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação, instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
- Refletir sobre os sistemas de formação;
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
DESTINATÁRIOS
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
CONDIÇÕES DE ACESSO
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
Local
Formação presencial na Proandi, Póvoa de Varzim
Formação e-learning na plataforma Moodle
Formação e-learning na plataforma Moodle
Duração
90 horas: 34 horas presenciais e 56 horas em regime e-learning
Certificação
De acordo com a Portaria n.º 214/2011 de 30 de maio, os Certificados de Competências Pedagógicas são emitidos de forma automática e por via eletrónica, através do Portal NetForce, após:
- O registo e validação das classificações finais dos candidatos que obtiveram aproveitamento, pela entidade onde se realizou a formação ou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pedagógicas;
- O registo da equivalência dos diplomas ou certificados de habilitação de nível superior, sempre que seja essa a via de acesso à certificação;
- O pagamento dos encargos procedimentais previstos no artigo 11º.
Conteúdos Programáticos
MÓDULO 1 - FORMADOR: SISTEMAS, CONTEXTO E PERFIL (10h)
- Caracterizar os sistemas de qualificação com base nas finalidades, no público- alvo, nas tecnologias utilizadas e no tipo e modalidades de formação pretendida;
- Identificar a legislação, nacional e comunitária, que regulamenta a formação profissional;
- Enunciar as competências e capacidades necessárias à atividade de formador/a;
- Discriminar as competências exegíveis ao formador/a no sistema de formação;
- Identificar os conceitos e principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem;
- Identificar os principais fatores e as condições facilitadoras da aprendizagem;
- Desenvolver um espírito critíco, criativo e empreendedor.
MÓDULO 2 - SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10h)
MÓDULO 3 - COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO (10h)
MÓDULO 4 - METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (10h)
MÓDULO 5 - OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO (10h)
MÓDULO 6 - RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA (10h)
MÓDULO 7 - PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM (10h)
MÓDULO 8 - AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (10h)
MÓDULO 9 - SIMULAÇÕES PEDAGÓGICAS FINAIS (10h)