FORMAÇÃO PRIVADA
Formação Certificada:
- Formações modulares
- Formação Pedagógica Inicial de Formadores
- Formação para empresas
Formação Certificada
Formações Modulares:
- UFCD 4478 - Técnicas de socorrismo - princípios básicos
- UFCD 4798 - Prevenção e combate a incêndios
Formação Pedagógica Inicial de Formadores:
O curso para obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) permite adquirir um conjunto de ferramentas, técnicas e metodologias para exercer a atividade de formador, e adaptar-se assim a diferentes públicos de aprendizagem.
Na Proandi pode obter o CCP em regime b-learning (34 horas presenciais e 56 horas e-learning/online). Disponibilizamos os recursos necessários para que possa aprender de forma eficaz e tornar-se num profissional de sucesso.
Formação para empresas:
Atualmente os trabalhadores vão passar a ter direito a 40 horas anuais de formação contínua, em vez das atuais 35 horas previstas na lei. Segundo o artigo 131º do Código do Trabalho, as empresas têm o dever de dar formação contínua aos seus colaboradores.
A legislação determina que todas as empresas devem organizar formação, estruturando planos de formação para os seus trabalhadores. O não cumprimento desta lei constitui uma contra ordenação grave para as empresas, que resulta em coimas aplicadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
O Código do Trabalho sobre a formação contínua obrigatória:
Segundo o artigo 131º do Código do Trabalho, as empresas têm o dever de dar formação contínua aos seus colaboradores. Atualmente, são exigidas 40 horas de formação por ano a, pelo menos, 10% dos trabalhadores. Sendo um contrato de duração igual ou superior a 3 meses, o número de horas exigidas por ano é proporcional à duração do contrato estabelecido. Com esta aprovação os trabalhadores vão passar a ter direito a 40 horas anuais de formação contínua, em vez das atuais 35 horas previstas na lei. Foi também eliminada a norma que faz cessar ao fim de três anos os créditos de horas de formação não utilizados.
No Código de Trabalho, artigo 130º, a formação profissional visa os seguintes objetivos:
- Proporcionar qualificação inicial a um jovem que ingresse no mercado de trabalho sem essa qualificação;
- Assegurar a formação contínua dos trabalhadores da empresa;
- Promover a qualificação ou reconversão profissional de um trabalhador em risco de desemprego;
- Promover a reabilitação profissional de um trabalhador com deficiência, em particular daquele cuja incapacidade resulta de acidente de trabalho;
- Promover a integração sócio-profissional de um trabalhador pertencente a grupo com particulares dificuldades de inserção.
A formação contínua, artigo 131º, no Código do Trabalho, refere que o empregador deve:
- Promover o desenvolvimento e a adequação da qualificação do trabalhador, de forma a melhorar a sua empregabilidade e aumentar a produtividade e competitividade da empresa;
- Garantir o direito de formação a cada trabalhador com base em ações desenvolvidas na empresa ou a concessão de tempo para frequência de formação por iniciativa do trabalhador;
- Organizar a formação na empresa, tendo como objetivo a estruturação de planos de formação anuais ou plurianuais e, relativamente a estes, garantir o direito à informação e consulta dos trabalhadores e dos seus representantes;
- Reconhecer e valorizar as qualificações obtidas pelos trabalhadores.
Se a sua empresa necessita de apoio para o cumprimento da formação obrigatória, a Proandi disponibiliza as seguintes opções:
- frequência de formações certificadas (catálogo nacional de qualificações - CNQ) nas quais os seus colaboradores podem-se inscreverem-se e frequentar a formação contínua em regime à distância e ou presencial;
- desenvolvimento de planos de formação, à medida, de acordo com as necessidades, expetativas e legislação laboral.
Segurança Privada
A Proandi é também uma entidade autorizada pela Direção Nacional da PSP para ministrar os seguintes cursos no âmbito da Segurança Privada:
• Formação Base (BAS)
• Vigilante (VIG) - inicial e atualização
• Vigilante e Segurança Porteiro (VIG e SPR) - inicial e atualização
• Assistente de Recintos Desportivos (ARD) - inicial e atualização
• Assistente de Recinto de Espetáculos (ARE) - inicial e atualização
• Assistente de Portos – Proteção Portuária (AP-P) - inicial
Trabalhamos com formadores certificados e especialistas nas respetivas áreas de intervenção, com vasta experiência pedagógica e empresarial. Neste âmbito destacamos a oferta formativa de segurança privada, que por imperativo legal é obrigatório a obtenção de um cartão e/ou atualização.
Consulte a atual oferta formativa, disponível nas nossas redes sociais. Iniciamos ações com bastante regularidade.