Departamento de Cooperação Internacional
- Proandi Mobilities - Incoming e Outgoing
- Projetos de Cooperação e Políticas - Erasmus+ KA2 e KA3
Proandi Mobilities
- A Proandi Mobilities atua como Organização de Envio (Outgoing) e Acolhimento (Incoming), gerindo desta forma projetos Erasmus+, nomeadamente estágios, jobshadowing e oportunidades de trabalho para participantes (alunos, formandos, formadores, professores e staff) que queiram vivenciar uma experiência Erasmus.
- Desenvolvemos um “know-how” específico na área da formação e orientação profissional, nomeadamente na gestão de todas as atividades relacionadas com Mobilidades Internacionais, troca de experiências e boas práticas para alunos/ formandos, recém-graduados, professores/formadores e colaboradores. Oferecemos serviços altamente profissionais a todas as organizações interessadas em promover Projetos de Mobilidade.
- A Proandi Mobilities possui uma vasta rede de parceiros e diversas entidades como escolas, autarquias, institutos profissionais, universidades, empresas, instituições públicas e privadas, bem como com associações sociais e culturais. Estas parcerias permitem implementar projetos de formação profissional de alta qualidade para jovens e adultos, visando a melhoria da sua formação cultural e pessoal, dos seus conhecimentos linguísticos e das suas competências profissionais.
- Queremos que os participantes tenham o tempo mais gratificante possível e a nossa equipa qualificada está aqui para corresponder a todas as expetativas, trabalhando para promover nos participantes o espírito de socialização, responsabilidade e autonomia.
Host - Incoming
- Preparação e gestão das entidades de estágio, de acordo com as áreas de estudo/formação dos participantes;
- Preparação do(s) alojamento(s), considerando as necessidades do promotor;
- Sessão de boas vindas aos participantes;
- Acompanhamento diário do projeto;
- Avaliações periódicas junto dos participantes, locais de estágio e entidade promotora;
- Realização de atividades socioculturais, se aplicável;
- Avaliação final do projeto;
- Certificados finais e outros documentos.
- Sessão de boas-vindas com uma breve explicação do Sistema Educativo em Portugal
- Visita às instalações da Proandi
- Dinâmicas com os formandos da Proandi
- Visita a empresas/entidades/escolas em setores relacionados com a área de estudos dos participantes
- Visitas culturais
Send - Outgoing
A Proandi tem vindo a estabelecer parcerias com entidades promotoras de mobilidades para o Ensino e Formação Profissional, no âmbito do programa Erasmus+ que acolhem os nossos jovens e encontram locais de estágio, monitorizando todo o período de mobilidade.
PAÍSES QUE JÁ RECEBERAM OS NOSSOS JOVENS:
-
Alemanha (Leipzig)
-
Espanha (Corunha, Sevilha, Granada)
-
Malta
-
Eslovénia (Maribor)
-
Itália (Campobasso, Bolonha)
Projetos de Cooperação e Políticas (Erasmus+ KA2 e KA3)
Ação-Chave 2
Expertise ProjectExpertise - uma nova iniciativa europeia com vista à troca de boas práticas para o emprego, dirigido ao público jovem . A Proandi é parceiro neste projeto transnacional. Organizações provenientes de seis países irão trabalhar juntos neste projeto transnacional, com vista a fornecer aos jovens competências interpessoais e intrapessoais para o mercado de trabalho. Terá lugar de 13 a 16 de dezembro de 2017, a primeira reunião transnacional (M1) do projeto Expertise. Dois representantes de cada país parceiro/organização parceira encontrar-se-ão em Logroño (Espanha), de modo a iniciar a troca de boas práticas neste projeto europeu. Expertise é uma parceria estratégica de 24 meses, a nível internacional, que será implementada entre 01-09-2017 e 31-08-2019. Este projeto resulta de uma candidatura apresentada no âmbito da ação 2 do Programa Erasmus+, aprovado pela Comissão Europeia. A parceria é coordenada pela escola Paula Montal de Logroño (Espanha), em cooperação com cinco parceiros de vários países: ASPECT (Bulgária), ACPC (Grécia), VslEduplius (Lituânia), WSBiNoZ (Polónia) e PROANDI (Portugal). Esta iniciativa procura ultrapassar as necessidades que os formadores e educadores, de jovens com poucas oportunidades, enfrentam hoje em dia. Visa também dotar os jovens das competências inter e intrapessoais necessárias à sua inclusão social e facilitar o salto desses jovens da formação e educação para o mercado de trabalho. Resultante de um trabalho interativo entre as entidades educativas, entidades formadoras e organizações não governamentais, o EXPERTISE permitirá criar um quadro cooperativo que tornará possível uma troca de boas práticas ao nível europeu, relacionadas com a formação dos jovens para a empregabilidade, fortemente focada na auto-análise e fortalecimento ativo dos seus beneficiários. Para a concretização dos objetivos propostos serão realizadas seis reuniões transnacionais (uma em cada País participante) com o objetivo de permitir aos participantes o contacto com os programas de empregabilidade dos jovens em risco de exclusão, promover a interação entre os parceiros e suas equipas, com vista ao desenvolvimento profissional e partilha de metodologias e boas práticas, que serão replicadas e testadas posteriormente pela equipa e beneficiários de todos os parceiros do projeto em seus países. Para acompanhar on-line as atividades do projeto Expertise, faça parte da nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/expertiseproject/) e fique a conhecer mais sobre empregabilidade jovem, inclusão social e trabalho transnacional no campo social. Poderá também contactar-nos, Teremos muito gosto em partilhar consigo a evolução do projeto.
CICERO
Facebook - https://www.facebook.com/Cicero-Project-344752519560228/
Website do projeto - https://www.project-cicero.eu/web/
HostVet
A nossa parceria, constituída pelo coordenador Tia Formazione (Sardenha – Itália), Mad For Europe (Madrid – Espanha), Institute of Entrepreneurship Development (iED) (Larissa – Grécia) e a Proandi (Póvoa de Varzim – Portugal), também constatou o mesmo problema e que também têm muitas dificuldades em envolver empresas, especialmente micro e pequenas empresas em projetos ERASMUS+.
Durante o decorrer do projeto, foram desenvolvidos diversos materiais de disseminação (artigos, notícias, blog, guias...) através da implementação de boas práticas em todas as reuniões e LTTA's do projeto, que teve como período de implementação entre janeiro de 2020 e julho de 2022.
Facebook do projeto - https://www.facebook.com/hostvetproject/about
Website - https://hostvetproject.eu/
RC4VETs
O projeto “Real Challenges for VET Students” (RC4VETs), ação-chave 2, no âmbito do programa Erasmus+, com início a 11/10/2020 e términus a 11/10/2023, tem como objetivo principal a criação de desafios com base em problemas/situações reais para preparar e facilitar a transição dos estudantes no mercado de trabalho. Estes desafios serão elaborados por cada parceiro do projeto em conjunto com entidades ou empresas locais com base nas suas necessidades, e serão trabalhados por formandos de áreas relacionadas com o Comércio, Negócios, Administração, Restauração ou Turismo dos níveis ISCED 3 e 4, das seis instituições de Ensino e Formação Profissionais dos países parceiros: Bulgária (BRCCI), Itália (Submeet), Grécia (DIEK Glyfada's), Portugal (Proandi), Eslovénia (PCO) e Espanha (CIFP César Manrique).
Cada parceiro encontra uma empresa local que possa ser capaz de projetar um desafio e orientá-lo, para que alunos, formandos e formadores trabalhem em conjunto e integrados em equipas multidisciplinares e internacionais.
Uma das atividades do projeto é a realização das “LTTA - Learning Teaching and Training Activity” (Atividades de ensino, aprendizagem e formação), que serão bastante importantes para que os participantes entrem em contato com o mundo real do trabalho. Estas LTTA têm a duração de 5 dias e durante a sua realização em cada país parceiro, os participantes (dois formandos e dois professores) terão de organizar dinâmicas de grupo relacionadas com o desafio que estejam a desenvolver, irão apresentar as atividades realizadas nos desafios, cooperar com os estudantes dos outros países parceiros e conhecer a realidade do mundo de trabalho. Para além disso, pretende-se com a realização das LTTA, a promoção e organização de atividades que deem a conhecer um pouco da cultura do país organizador. Os estagiários que participarão no projeto e em especial nas LTTA, irão adquirir formação e experiência de trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências técnicas, pessoais e linguísticas importantes. Em relação às parcerias, este LTTA visam promover a cooperação valiosa futura com empresas e instituições.
Facebook - https://www.facebook.com/rc4vets.eu
Website-https://projects.rc4vets.eu/?fbclid=IwAR0L-DGCireUJWUNVuFrSkj24gjanG9p84p8mUBJ36ntd7_Jag_imZpEmXo
VET@HOME
O projeto transnacional “VET@HOME - Piloting Virtual Practical Trainings for Culinary Arts VET”, cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus+, ação-chave 2. O projeto teve início em março de 2021 com términus previsto em outubro de 2022 e será implementado por um conjunto de entidades relacionadas com o Ensino e Formação Profissionais de Bulgária (coordenador), Espanha, Portugal (Proandi), Macedónia do Norte e Croácia.
Desde o confinamento decretado em vários países europeus, provocado pela COVID-19, as escolas e entidades sentiram necessidade de readaptar os recursos utilizáveis na formação, principalmente no que diz respeito à formação prática. Desta forma, o objetivo geral do projeto VET@HOME é reforçar a capacidade das instituições de Ensino e Formação Profissionais de ministrar formação com recursos a meios digitais nas áreas das artes culinárias, adaptada aos padrões de operação pós-COVID19 na indústria de alimentos e bebidas.
Facebook - https://www.facebook.com/VETatHomeEurope
Ação-chave 3
CULINARTWebsite - http://culinart-europe.eu/index.php/pt/
Facebook - https://www.facebook.com/CulinArtProject/