Image

Departamento de Cooperação Internacional


O Departamento de Cooperação Internacional da Proandi tem como objetivo propor, estabelecer, operar e avaliar parcerias internacionais com organizações privadas e públicas, empresas e entidades para o desenvolvimento de projetos de interesse para aplicação nas várias áreas de atividade da Proandi, na região em que atua, em Portugal, na Europa e no mundo.

O Departamento de Cooperação Internacional atua em três áreas diferentes:

  • Proandi Mobilities - Host e Send
  • Projetos de Cooperação e Políticas - Erasmus+ KA2 e KA3

Proandi Mobilities


  • A Proandi Mobilities atua como Organização de Envio (Send) e Acolhimento (Host), gerindo desta forma projetos Erasmus+, nomeadamente estágios e oportunidades de trabalho para participantes (alunos, formandos, formadores, professores e staff) que queiram vivenciar uma experiência Erasmus.
  • Desenvolvemos um “know-how” específico na área da formação e orientação profissional, nomeadamente na gestão de todas as atividades relacionadas com Mobilidades Internacionais, troca de experiências e boas práticas para alunos/ formandos, recém-graduados, professores/formadores e colaboradores. Oferecemos serviços altamente profissionais a todas as organizações interessadas em promover Projetos de Mobilidade.
  • A Proandi Mobilities possui uma vasta rede de parceiros e diversas entidades como escolas, autarquias, institutos profissionais, universidades, empresas, instituições públicas e privadas, bem como com associações sociais e culturais. Estas parcerias permitem implementar projetos de formação profissional de alta qualidade para jovens e adultos, visando a melhoria da sua formação cultural e pessoal, dos seus conhecimentos linguísticos e das suas competências profissionais.
  • Queremos que os participantes tenham o tempo mais gratificante possível e a nossa equipa qualificada está aqui para corresponder a todas as expetativas, trabalhando para promover nos participantes o espírito de socialização, responsabilidade e autonomia.

Host

1 O que fazemos
Durante todo o período de mobilidade, são assegurados à Entidade Promotora e aos Participantes os seguintes serviços:

  • Preparação e gestão das entidades de estágio, de acordo com as áreas de estudo/formação dos participantes;
  • Preparação do(s) alojamento(s), considerando as necessidades do promotor;
  • Sessão de boas vindas aos participantes;
  • Acompanhamento diário do projeto;
  • Avaliações periódicas junto dos participantes, locais de estágio e entidade promotora;
  • Realização de atividades socioculturais, se aplicável;
  • Avaliação final do projeto;
  • Certificados finais e outros documentos.
2. Chegada & Alojamento
3. Os estágios
4. Monitorização da Mobilidade & Avaliação
5. Áreas Profissionais

Do your Erasmus+ with Proandi!

Mobilidades de Madrid - maio de 2018


De 10 de maio a 20 de junho, quatro jovens espanhóis da cidade de Madrid tiveram a experiência de realizar o seu Erasmus em empresas nas cidades da Póvoa de Varzim e Vila do Conde: Marques Ramos Contabilidade, Oficina d’Imagem, Ediprinter Informática e MTK - Sistemas de Segurança.

Mobilidades de Espanha - março de 2019


No dia 25 de março, recebemos mais um grupo de cinco participantes vindos de Espanha, das regiões de Andaluzia e Castilla y León de para realizarem um estágio de 3 meses nas áreas de Informática e Comércio. As entidades que os acolheram foram TRIUM Informática e Prochef.

Mobilidades de Espanha 2021


De 15 de junho a 15 de setembro, acolhemos 11 jovens da província de Jaén da comunidade de Andaluzia, que realizaram a sua mobilidade Erasmus+ em empresas relacionadas com as áreas de contabilidade e administração, turismo, estética, cuidados de enfermagem e marketing. 

Mobilidades de Itália - fevereiro de 2019

 
De 21 de Fevereiro a 21 de Março oito jovens Italianos, da região de Umbria, estagiaram em áreas relacionadas com a agricultura e zootecnia nas empresas Quinta da Borgonha, Alexandrina & Lino, Frescos & Gostosos e Norequestre.

Mobilidades de Itália - julho de 2019

 
A 18 de julho recebemos mais um grupo de 10 participantes de Itália, região de Veneto, Parma e Sicília para estágios do programa Erasmus com a duração de três meses. 
De regiões e áreas de atividade, os participantes estagiaram em entidades de Jardinagem, Restauração, Turismo, Informática, Contabilidade e Hotelaria - EGNIZ Energias Renováveis, TRIUM Informática, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Restaurante 505 e Garfo Torto, Prochef, Hotel Axis Vermar e Grande Hotel da Póvoa. 

Mobilidades de Itália - 2021

 
Durante o ano de 2021, até outubro, recebemos 70 participantes de várias regiões de Itália. A duração destas mobilidades variou entre 1 a 4 meses em várias áreas, como Turismo, Administração, Restauração, Contabilidade, Educação, Hotelaria.

Mobilidades de Itália - março de 2019


Entre 17 de março e durante um mês, nove participantes de Itália da região de Termoli e Campobasso, estagiaram nas entidades Marques Ramos Contabilidade, EGNIZ Energias Renováveis, Espaço Cidadão & Empresa, Decalque Contabilidade e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

Mobilidades de Itália - fevereiro de 2020


A 6 de fevereiro (e antes que a pandemia da COVID-19 viesse alterar as nossas vidas), 20 jovens de Itália - região de Siena e Campobasso - vieram a Portugal para terem a sua experiência Erasmus durante um mês.
Realizaram estágios nas empresas 535 Design, Centro Social Bonitos de Amorim, Restaurante Garfo Torto, Corte Jovem Cabeleireiro, Aver-Auto Oficina, Erva Doce Guesthouse, JulySamy Cabeleireiro, Cabeleireiro Your Style e Vibrante Beleza, Horto Alfazemojasmim e Tuia Flor. 

Send

Desde 2016 que a Proandi realiza estágios internacionais para os seus formandos dos cursos do sistema aprendizagem, no âmbito do programa Erasmus+. A aprovação das candidaturas KA1 permitiu a realização até 2020 de um total de 119 mobilidades, sendo que, 4 mobilidades foram realizadas por graduados, 75 por formandos, 25 por acompanhantes e 15 por staff em áreas como Técnico/a de Auxiliar de Saúde, Técnico/a de Restaurante Bar, Técnico/a de Cozinha Pastelaria, Técnico/a de Multimédia, Técnico/a de Informática.

A Proandi tem vindo a estabelecer parcerias com entidades promotoras de mobilidades para o Ensino e Formação Profissional, no âmbito do programa Erasmus+ que acolhem os nossos jovens e encontram locais de estágio, monitorizando todo o período de mobilidade.

PAÍSES QUE JÁ RECEBERAM OS NOSSOS JOVENS:
  • Alemanha
  • Espanha
  • Malta
  • Eslovénia
  • Itália
Quem pode participar no programa Erasmus da Proandi?
Todos/as os/as formandos/as que frequentem os cursos do Sistema Aprendizagem da Proandi.
Candidatura às mobilidades
Seleção dos participantes

Projetos de Cooperação e Políticas (Erasmus+ KA2 e KA3)

KA2

Expertise Project

Expertise - uma nova iniciativa europeia com vista à troca de boas práticas para o emprego, dirigido ao público jovem . A Proandi é parceiro neste projeto transnacional. Organizações provenientes de seis países irão trabalhar juntos neste projeto transnacional, com vista a fornecer aos jovens competências interpessoais e intrapessoais para o mercado de trabalho. Terá lugar de 13 a 16 de dezembro de 2017, a primeira reunião transnacional (M1) do projeto Expertise. Dois representantes de cada país parceiro/organização parceira encontrar-se-ão em Logroño (Espanha), de modo a iniciar a troca de boas práticas neste projeto europeu. Expertise é uma parceria estratégica de 24 meses, a nível internacional, que será implementada entre 01-09-2017 e 31-08-2019. Este projeto resulta de uma candidatura apresentada no âmbito da ação 2 do Programa Erasmus+, aprovado pela Comissão Europeia. A parceria é coordenada pela escola Paula Montal de Logroño (Espanha), em cooperação com cinco parceiros de vários países: ASPECT (Bulgária), ACPC (Grécia), VslEduplius (Lituânia), WSBiNoZ (Polónia) e PROANDI (Portugal). Esta iniciativa procura ultrapassar as necessidades que os formadores e educadores, de jovens com poucas oportunidades, enfrentam hoje em dia. Visa também dotar os jovens das competências inter e intrapessoais necessárias à sua inclusão social e facilitar o salto desses jovens da formação e educação para o mercado de trabalho. Resultante de um trabalho interativo entre as entidades educativas, entidades formadoras e organizações não governamentais, o EXPERTISE permitirá criar um quadro cooperativo que tornará possível uma troca de boas práticas ao nível europeu, relacionadas com a formação dos jovens para a empregabilidade, fortemente focada na auto-análise e fortalecimento ativo dos seus beneficiários. Para a concretização dos objetivos propostos serão realizadas seis reuniões transnacionais (uma em cada País participante) com o objetivo de permitir aos participantes o contacto com os programas de empregabilidade dos jovens em risco de exclusão, promover a interação entre os parceiros e suas equipas, com vista ao desenvolvimento profissional e partilha de metodologias e boas práticas, que serão replicadas e testadas posteriormente pela equipa e beneficiários de todos os parceiros do projeto em seus países. Para acompanhar on-line as atividades do projeto Expertise, faça parte da nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/expertiseproject/ ) e fique a conhecer mais sobre empregabilidade jovem, inclusão social e trabalho transnacional no campo social. Poderá também contactar-nos, Teremos muito gosto em partilhar consigo a evolução do projeto. 

CICERO

Mais um projeto transnacional aprovado, em que a Proandi é parceira. Novos desafios, novas competências e aprendizagens. O projeto denomina-se Projeto CICERO (Melhorar a Competência Digital através da Fotografia), aprovado pelo Programa Erasmus + - Acção-chave: Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas - Parcerias Estratégicas para Educação de Adultos. O projeto teve o seu início a 31/12/2018 e termina a 30/12/2021. O Projecto CICERO (Melhorar a Competência Digital através da Fotografia) aborda três itens no campo da Educação de Adultos: competências digitais (DigiComp), fotografia digital(DigiPic) e Património Cultural Europeu (UCH). O Projeto tem como objetivos: desenvolver e implementar um curso para adultos - competências digitais e fotografia e criar um concurso de fotografia com vista a promover o Património Cultural Europeu. O coordenador do projeto é a Universidade de Estocolmo (Suécia), Departamento de Computação e Ciências de Sistemas é o candidato. São Parceiros a Proandi (Portugal), EDRASE (Grécia), EBI/EIE (Áustria), Asociación Arrabal-AID (Espanha). Para mais informações sobre este projeto:

Facebook - https://www.facebook.com/Cicero-Project-344752519560228/
Website do projeto - https://www.project-cicero.eu/web/ 

RC4VETs

O projeto “Real Challenges for VET Students” (RC4VETs), ação-chave 2, no âmbito do programa Erasmus+, com início a 11/10/2020 e términus a 11/10/2023, tem como objetivo principal a criação de desafios com base em problemas/situações reais para preparar e facilitar a transição dos estudantes no mercado de trabalho. Estes desafios serão elaborados por cada parceiro do projeto em conjunto com entidades ou empresas locais com base nas suas necessidades, e serão trabalhados por formandos de áreas relacionadas com o Comércio, Negócios, Administração, Restauração ou Turismo dos níveis ISCED 3 e 4, das seis instituições de Ensino e Formação Profissionais dos países parceiros: Bulgária (BRCCI), Itália (Submeet), Grécia (DIEK Glyfada's), Portugal (Proandi), Eslovénia (PCO) e Espanha (CIFP César Manrique).

Cada parceiro encontra uma empresa local que possa ser capaz de projetar um desafio e orientá-lo, para que alunos, formandos e formadores trabalhem em conjunto e integrados em equipas multidisciplinares e internacionais.

Uma das atividades do projeto é a realização das “LTTA - Learning Teaching and Training Activity” (Atividades de ensino, aprendizagem e formação), que serão bastante importantes para que os participantes entrem em contato com o mundo real do trabalho. Estas LTTA têm a duração de 5 dias e durante a sua realização em cada país parceiro, os participantes (dois formandos e dois professores) terão de organizar dinâmicas de grupo relacionadas com o desafio que estejam a desenvolver, irão apresentar as atividades realizadas nos desafios, cooperar com os estudantes dos outros países parceiros e conhecer a realidade do mundo de trabalho. Para além disso, pretende-se com a realização das LTTA, a promoção e organização de atividades que deem a conhecer um pouco da cultura do país organizador. Os estagiários que participarão no projeto e em especial nas LTTA, irão adquirir formação e experiência de trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências técnicas, pessoais e linguísticas importantes. Em relação às parcerias, este LTTA visam promover a cooperação valiosa futura com empresas e instituições.

Facebook - https://www.facebook.com/rc4vets.eu 
Website-https://projects.rc4vets.eu/?fbclid=IwAR0L-DGCireUJWUNVuFrSkj24gjanG9p84p8mUBJ36ntd7_Jag_imZpEmXo 

VET@HOME

O projeto transnacional “VET@HOME - Piloting Virtual Practical Trainings for Culinary Arts VET”, cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus+, ação-chave 2. O projeto teve início em março de 2021 com términus previsto em outubro de 2022 e será implementado por um conjunto de entidades relacionadas com o Ensino e Formação Profissionais de Bulgária (coordenador), Espanha, Portugal (Proandi), Macedónia do Norte e Croácia.

Desde o confinamento decretado em vários países europeus, provocado pela COVID-19, as escolas e entidades sentiram necessidade de readaptar os recursos utilizáveis na formação, principalmente no que diz respeito à formação prática. Desta forma, o objetivo geral do projeto VET@HOME é reforçar a capacidade das instituições de Ensino e Formação Profissionais de ministrar formação com recursos a meios digitais nas áreas  das artes culinárias, adaptada aos padrões de operação pós-COVID19 na indústria de alimentos e bebidas.

Facebook - https://www.facebook.com/VETatHomeEurope 

KA3

CULINART

A Proandi viu aprovado um projeto Erasmus + Ação-Chave 3 “CULINART: Designing a Joint VET Qualification in Culinary Arts and Pilot Pathways for Continuing Training”. Este visa melhorar a qualidade e a relevância da oferta de EFP nas artes culinárias, seguindo as necessidades do mercado de trabalho e com vista a aumentar a empregabilidade dos jovens, a mobilidade transnacional e a progressão na carreira. Este projeto é coordenado pela International College (Bulgária) em cooperação com Proandi (Portugal), Visshe Uchilishte po menidzhmant (Varna University of Management), (Bulgária), Formacion Y Asesores En Seleccion Y Empleo (Espanha), Asociación Gastro Alianza (Espanha), Lycée C. et A. Dupuy - Greta du Velay (França), Istituto Formazione Operatori Aziendali (Itália), Muğla Provincial Directorate of National Education, (Turquia) e Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (Portugal). Este projeto tem a duração de 24 meses, tendo iniciado 01/10/2018 e terminará a 30/09/2020. O primeiro Meeting é já em dezembro deste ano, entre os dias 3 e 6 e irá ser realizado em Varna, Bulgária.

Conheça mais sobre o projeto!

Web-site - http://culinart-europe.eu/index.php/pt/
Facebook - https://www.facebook.com/CulinArtProject/

GTranslate

OFERTA FORMATIVA

Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning 90h | Inscreva-se 252 613 188 ou dfp@proandi.com
A nossa oferta formativa para Ti!
Inscreve-te!
Garante já a tua vaga!
Formação presencial de Segurança Privada | Inf. 913 808 069 | dsp@proandi.com

NOTÍCIAS

Inscreve-te nos nossos curso! Início em Setembro!
Fique a saber mais sobre as atividades da Proandi
Acompanhe as notícias sobre os projetos transnacionais da Proandi
Segurança Privada
Fique atento à nossa oferta formativa
Siga as nossas redes sociais
Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter

DESTAQUES

VET@HOME
A Proandi é parceira no projeto transnacional VET@HOME
Real Changes for VET Students
A Proandi é parceira no projeto transnacional RC4VETs
Cursos de Segurança Privada
Informe-se através do número 252 613 188 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. document.getElementById('cloakd11d9f0b2c5b08907e5bd9aafa4a2730').innerHTML = ''; var prefix = 'ma' + 'il' + 'to'; var path = 'hr' + 'ef' + '='; var addyd11d9f0b2c5b08907e5bd9aafa4a2730 = 'dsp' + '@'; addyd11d9f0b2c5b08907e5bd9aafa4a2730 = addyd11d9f0b2c5b08907e5bd9aafa4a2730 + 'proandi' + '.' + 'com'; var addy_textd11d9f0b2c5b08907e5bd9aafa4a2730 = 'dsp' + '@' + 'proandi' + '.' + 'com';document.getElementById('cloakd11d9f0b2c5b08907e5bd9aafa4a2730').innerHTML += ''+addy_textd11d9f0b2c5b08907e5bd9aafa4a2730+'';
A Proandi e uma entidade acreditada pela Agência Nacional de Erasmus para projetos KA1 até 2027
Obrigada a tod@s!
Do your Erasmus+ mobility with Proandi!
© 2018 PROANDI - Todos os direitos reservados.

Pesquisar