Previous Next

Semana Europeia das Competências Profissionais

E assim terminamos em beleza a nossa participação na Semana Europeia das Competências #EuropeanVocationalSkillsWeek com a realização do workshop dirigido aos formandos/as do curso de Técnico de Restaurante/Bar VIII e X.

Para o workshop de hoje, tivemos o prazer de receber António Ferreira, responsável pelo serviço de sala e bar no Restaurante Garfo Torto e o formador e chefe de sala Fernando Pinho, que partilharam com os/as nossos/as formandos/as os seus percursos profissionais e referiram alguns aspetos importantes sobre a área da restauração.

Referiram ainda quais as competências que um bom profissional da área da restauração deve ter e quais as dificuldades que poderão encontrar ao longo do seu percurso profissional.

Para terminar os/as formandos/as puderam observar e aprender algumas técnicas de sala, tais como, a abertura da garrafa a fogo e a sua decantação.

Aos nossos convidados agradecemos a disponibilidade e gentileza por terem partilhado com os/as nossos/as formandos/as um pouco das suas experiências profissionais.

Previous Next

Semana Europeia das Competências Profissionais

Continuamos a nossa participação na Semana Europeia das Competências Profissionais com a realização do workshop dirigido aos formandos/as do curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria I e III.
Recebemos duas representantes, Cristiana e Silvana, do Grupo Prochef, empresa sediada na Póvoa de Varzim, que fizeram uma breve descrição da empresa e apresentaram também a Prochef Agency, uma marca que apoia e auxilia profissionais de Cozinha, Pastelaria e Sala a construírem o seu percurso profissional.
Tivemos também o privilégio de receber e conversar com o Chef Tiago Faria, que nos cativou com o seu percurso profissional e pessoal. Durante este workshop, o Chef Tiago referiu alguns aspetos importantes sobre a carreira de um chef de cozinha, bem como as dificuldades que existem, quais as competências valorizadas num profissional da área e qual o futuro da cozinha. Os formandos/as puderam também aprender alguns conceitos técnicos e receberam ainda alguns conselhos para serem profissionais com grande valor.

Para finalizar o workshop, o Chef Tiago Faria preparou um canapé de requeijão e doce de abóbora com presunto, mirtilo e cebolinho. Uma delícia!
Agradecemos a amabilidade e disponibilidade dos nossos convidados por terem partilhado com os nossos formandos/as a sua experiência pessoal e profissional.

Previous Next

Semana Europeia das Competências Profissionais

No âmbito da Semana Europeia das Competências Profissionais, a Proandi realizou hoje o primeiro workshop dirigido aos formandos/as do curso de Técnico de Informática – Sistemas.  Tivemos o privilégio de receber a Eng.ª Orlanda Barbosa, diretora e co-founder das empresas WeCreateYou e Impius, que nos falou do seu percurso profissional, das competências pessoais e profissionais, nomeadamente ao nível de competências digitais. Referiu também que esta área tem bastante saída profissional, uma vez que atualmente todas as empresas dependem da tecnologia para se manterem num mercado cada vez mais competitivo. 
No decorrer do workshop foram abordados vários temas e conceitos relacionados com a área da Informática, nomeadamente IOT (Internet of Things), Startup, Business Angel, e-market place, blogers, youtubers, influencers.
Agradecemos a atenção e disponibilidade da Eng.ª Orlanda Barbosa em ter partilhado com os nossos formandos/as a sua experiência profissional.

# trainee
#trainers
#VETprovider 
#EUVocationalSkills
#DiscoverYourTalent
#Apprenticeships
#VET
#EUproVet
#ApprenEU
#learners
#training’sfuturechallenes
#somosproandi
#proandi
#proandiyounth
#portugal

Previous Next

Erasmus + Sevilha

 As técnicas da Proandi Drª Marina Rocha e Tatiana Sousa, visitaram o Instituto Heliópolis. É um centro público com cerca de 1000 alunos e foi o primeiro instituto de formação profissional em Espanha. Atualmente tem cerca de 200 alunos na área de hotelaria.
Fomos amavelmente recebidas pelo vice-diretor Diego Gomez Guerrero que nos fez uma breve apresentação da escola e nos explicou o sistema educativo de Espanha.
A visita terminou com uma visita às oficinas dos cursos de hotelaria. #somosproandi #espanha #sevilha #erasmusplus #erasmusmais

Previous Next

Momentos - Erasmus +

Orgulho.... É aquilo que neste momento sentimos. Os nossos jovens Rita Costa e António Pontes, do curso de restaurante bar VIII, estagiaram na Eslovénia, ao abrigo do programa Erasmus +. A competência, profissionalismo, educação e simpatia, foram de tal ordem, que os proprietários do Restaurante Nana, em Maribor, visitaram Portugal e fizeram questão de reviver momentos com os nossos jovens. Criaram-se laços não só profissionais, como de amizade. Os nossos jovens são uns amores e merecem

Previous Next

Erasmus + Sevilha

Alguns dos momentos dos nossos jovens e locais onde irão estagiar. Boa sorte.

Previous Next

“A Terra Treme”

Todos os ocupantes do edifício central da Proandi realizaram um exercício de sensibilização para o risco sísmico.
“A Terra Treme” é um exercício a nível nacional, com a duração de 1 minuto, promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, e que este ano se realizou a 5 de novembro pelas 11:05h, sendo o principal objetivo informar toda a população sobre a adoção de determinados comportamentos seguros – BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR – durante e após a ocorrência de um sismo. 
Previamente ao exercício, todos os participantes na atividade relembraram os procedimentos que devem adotar antes, durante e depois de um sismo.

Previous Next

Projeto Expertise

Portugal e a cidade de Póvoa de Varzim receberam os participantes do projeto Expertise. Representantes dos seis parceiros do projeto estiveram reunidos entre 28/10/2018 e 31/10/208 na Póvoa de Varzim, para continuar a trabalhar no Projeto Melhores Práticas de Expertise. Proandi como parceiro responsável pela reunião transnacional (M4) organizou um conjunto de atividades e apresenta como Boas Práticas uma metodologia de trabalho de Inteligência Emocional na formação de seus jovens e em sua atividade empresarial. Dias de trabalho, partilha de boas práticas e interação entre os parceiros, instituições e os nossos jovens foram momentos que nos encheram a alma. 
No que concerne ao encontro deste projeto, foi utilizada a metodologia " Mood Meter". Foi apresentada de forma excecional pela nossa técnica Ana Carvalho, Esta metodologia tem como base a o reconhecimento das nossas emoções e dos outros. Nossos relacionamentos se desenvolvem, prosperam, sofrem ou se magoam como resultado de nossas emoções e das dos outros. A Inteligência emocional representa o equilíbrio entre o cérebro emocional e racional. Ao longo dos anos, foi possível observar que algumas pessoas exibiam resultados brilhantes no domínio académico, mas não possuíam habilidades no domínio das relações interpessoais. Obrigada formadora Sofia Nascimento, pela cooperação na conceção e implementação desta metodologia. Esta boa prática foi também testada com os nossos jovens. Aos nossos jovens, os nossos parabéns pela garra, determinação, cooperação e profissionalismo.

Previous Next

Projeto Transdisciplinar do grupo de RB VIII

No âmbito do Projeto Transdisciplinar do grupo de RB VIII, que teve como objeto de estudo a história da pesca do bacalhau em Vila do Conde, foi desenvolvida uma pequena amostra de um festival dedicado ao bacalhau. 
Os formandos/as encenaram um pequeno excerto do dia-a-dia “a bordo” de um navio bacalhoeiro, onde foi demonstrada a azáfama, as dificuldades e vicissitudes dessa vida. 
De seguida, os formandos/as apresentaram uma degustação de pratos tradicionais baseados em bacalhau.
De forma a integrar a comunidade formativa e população local, a atividade foi aberta à comunidade.
Parabéns aos nossos jovens de restaurante bar VIII. #somosproandi#proandi #projetotransdisciplinar #sistemaaprendizagem

Previous Next

Erasmus + Sevilha

Que lindos os nossos jovens. Após uma longa viagem, já participaram numa reunião de integração. Estão a adorar. Estamos certos que serão um motivo de orgulho para todos. Boa sorte.

Previous Next

Parabéns Proandi

Há 17 anos, após sonhos e objetivos diferentes, nasceu uma menina. Essa menina chama-se Proandi. Hoje orgulho-me dela e da sua imagem. Para mim é como se de um filho se tratasse. Ao longo deste percurso, conheci pessoas maravilhosas, que jamais esquecerei... Outras nem por isso... Ajudaram - me a crescer... Embora o sucesso e reconhecimento sejam gratificantes, é nas derrotas que mais aprendemos... E eu adoro aprender, enfrentar desafios, mesmo que por vezes pareçam inatingíveis. Confesso que chorei muitas vezes, colocando em causa as minhas capacidades. Ter uma empresa não é fácil. Temos responsabilidades, encargos e muitas pessoas dependem delas.... Quem me conhece sabe que não gosto de amadorismo. Sou exigente comigo e com quem trabalha comigo. Só desta forma criamos uma identidade credível e sólida. Faço questão de cumprir com os meus compromissos... As empresas são as pessoas que as fazem.... Lembro com saudade, algumas que já partiram fisicamente e outras que decidiram tomar outro rumo... Faz parte da vida... Ser líder nem sempre é tarefa fácil. Por vezes, ainda que não intencionalmente, não valorizamos de forma correta o trabalho e dedicação de alguns. A todos eles, as minhas desculpas. Aos nossos jovens em particular lutem. Acreditem. Não desistam. É tão bom saber que os que terminaram o seu percurso estão bem. É emocionante encontrá-los e ouvir tenho saudades. É sinal que o nosso trabalho, o nosso carinho e dedicação valeu a pena. E um abraço bem apertado com um agradecimento? É tão bom e reconfortante.... Aos nossos clientes, o nosso agradecimento pela confiança. Aos nossos parceiros nacionais e transnacionais, o nosso sincero reconhecimento. Sem cooperação, trabalho em equipa nada se faz e surte bons resultados. Aos nossos formadores/as que já aqui passaram, aos que se mantêm muito, muito e muito obrigada. O vosso cunho pessoal fará sempre história desta família. À nossa equipa interna o que posso dizer?
Que gosto muito de todos. Que reconheço o vosso esforço. Que sei que não é fácil trabalhar nesta empresa, onde muitos dias acontecem imprevistos todos ao mesmo tempo. Vocês são incansáveis... Espero do fundo do coração ser muito velhinha e ainda poder fazer aquilo que amo.... A todos sem exceção o meu sincero agradecimento por pertencerem a esta grande família, que luta com garra para sermos cada vez mais profissionais, proativos e acima de tudo humanos. 
Parabéns a todos nós e à nossa menina Proandi. 
🎉🎉🎉

Hoje foi neste ambiente de festa que comemoramos com os nossos jovens, mais um ano de existência. Obrigada a todos pela surpresa.

Também, nos juntamos para enaltecer o trabalho de um grande formador e profissional, que nos irá deixar. Fernando Pinho, irá enveredar por um projeto diferente, que não lhe permite conciliar com a formação. Todos nós, sem exceção teremos muitas saudades deste grande ser humano e profissional. Não será esquecido e o seu legado fará sempre parte da história da Proandi. Não precisamos de palavras para o descrever. Todos o conhecemos. Até já Fernando Pinho e muito sucesso nesta nova etapa da vida. - Carla Sousa - sócia gerente

Previous Next

Projeto Expertise

1      Portugal e a cidade de Póvoa de Varzim receberam os participantes do projeto Expertise.
Representantes dos seis parceiros do projeto estão reunidos entre 28/10/2018 e 31/10/208 na Póvoa de Varzim, para continuar a trabalhar no Projeto Melhores Práticas de Expertise. Proandi como parceiro responsável pela reunião transnacional (M4) organizou um conjunto de atividades e apresenta como Boas Práticas uma metodologia de trabalho de Inteligência Emocional na formação de seus jovens e em sua atividade empresarial.

 

Dias de trabalho, partilha de boas práticas e interação entre os parceiros, instituições e os nossos jovens foram momentos que nos encheram a alma.

Os nossos jovens sob a coordenação dos formadores Fernando Pinho, Isaque Coutinho e Arminda Campos, confecionaram os seguintes pratos

Paté de bacalhau com molho tártaro;
Punheta de bacalhau com salada de tomate coração de boi;
Pataniscas de bacalhau;
Lascas de bacalhau com chutney de maça;
Bacalhau com crosta de broa
Caldeirada de bacalhau e axor

Sobremesas:

Leite creme crocante com peta zetas;
Pudim abade de priscos com sorvete de tangerina
O almoço e coffe break ficaram sob a sua responsabilidade. Tentamos demonstrar aos parceiros um pouco da nossa gastronomia e identidade cultural. Realizamos um workshop onde demonstramos e ensinamos como se confeciona a tradicional rabanada poveira. Todos os parceiros aprenderam, confecionando as mesmas, após demonstração por parte dos nossos jovens. Foi uma atividade enriquecedora, promovendo a interação entre os parceiros e jovens.

Contamos ainda com a amável presença, da Delegação Regional Norte do IEFP, representado por Dr. Humberto Ferreira – Técnico superior do núcleo da formação profissional da delegação do norte do IEFP.
Dr.ª Fernanda Machado - Técnica superior do núcleo da formação profissional da delegação do norte do IEFP.
Dr.ª Paula Gil Ramos – Coordenadora do núcleo da formação profissional da delegação do norte do IEFP. De forma clara explicaram aos parceiros a metodologia do sistema aprendizagem e o sucesso alcançado com a execução deste programa. A todos, o nosso sincero agradecimento pela disponibilidade e simpatia.

Fomos ainda recebidos pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no lindíssimo salão Nobre, representada pelo Vereador Dr. José Luís Ferreira da silva Ramos, que de forma afável recebeu os parceiros transnacionais e deu a conhecer um pouco da identidade cultural da nossa Póvoa de Varzim. O nosso agradecimento pela amabilidade.

Ontem, todos nós fomos presenteados por um jantar no Mercado Municipal da Póvoa de Varzim, onde servimos papas de sarrabulho e cozido à Portuguesa. Não faltou também o nosso famoso fado, cantado de forma excelente pela simpática fadista Sílvia Raquel. Também o Rancho Folclórico s. Pedro de Rates, animou o convívio com as tradicionais danças, onde todos puderam apreciar e dançar. Do fundo do coração, o nosso agradecimento a eles. Não podemos deixar de agradecer à Câmara Municipal, aqui representada pela Vereadora Lucinda Campos Amorim, que sempre nos alegra com a sua simplicidade e simpatia. Ao representante do Mercado Municipal, Pedro Adães o nosso obrigado pela forma profissional e acolhedora como nos recebeu.
No que concerne ao encontro deste projeto, foi utilizada a metodologia " Mood Meter". Foi apresentada de forma excecional pela nossa técnica Ana Carvalho, Esta metodologia tem como base a o reconhecimento das nossas emoções e dos outros. Nossos relacionamentos se desenvolvem, prosperam, sofrem ou se magoam como resultado de nossas emoções e das dos outros. A Inteligência emocional representa o equilíbrio entre o cérebro emocional e racional. Ao longo dos anos, foi possível observar que algumas pessoas exibiam resultados brilhantes no domínio académico, mas não possuíam habilidades no domínio das relações interpessoais. Obrigada formadora Sofia Nascimento, pela cooperação na conceção e implementação desta metodologia. Esta boa prática foi também testada com os nossos jovens hoje.
Aos nossos jovens, os nossos parabéns pela garra, determinação, cooperação e profissionalismo. Finalmente, à nossa equipa interna o nosso agradecimento pelo esforço e dedicação. Sem dúvida alguma, somos uma grande equipa, que lutamos por um fim comum.

Aos nossos parceiros, queremos agradecer a presença. Esperamos que tenham gostado. Este encontro foi planeado com rigor e com todo o carinho. Na Proandi, valorizamos não só o trabalho técnico, mas acima de tudo as pessoas. Somos uma grande família e, claro que os nossos parceiros já fazem parte integrante dela. Estamos de coração cheio. Vale a pena lutar e trabalhar para sermos cada vez mais profissionais. Obrigada a todos.

Previous Next

Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim

Hoje, os nossos jovens tiveram a responsabilidade de servir o coffe break da manhã e da tarde, no Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Tiveram ainda ao seu encargo o almoço dos participantes no evento. Todos os alimentos foram confecionados pelos nossos jovens, que tiveram uma prestação exemplar e de grande profissionalismo. A eles os nossos parabéns. São o nosso orgulho. Um agradecimento aos formadores que coordenaram este evento, bem como à nossa equipa interna que é excelente. Por último, o nosso sincero agradecimento à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, por possibilitar aos nossos jovens esta oportunidade. É sem dúvida um desafio para os mesmos, que os auxilia no seu crescimento pessoal e profissional. Estamos de coração cheio. Obrigada a todos.

Previous Next

Erasmus + Ação-Chave 3 “CULINART”

A Proandi viu aprovado um projeto Erasmus + Ação-Chave 3 “CULINART: Designing a Joint VET Qualification in Culinary Arts and Pilot Pathways for Continuing Training”.

Este visa melhorar a qualidade e a relevância da oferta de EFP nas artes culinárias, seguindo as necessidades do mercado de trabalho e com vista a aumentar a empregabilidade dos jovens, a mobilidade transnacional e a progressão na carreira. 
Este projeto é coordenado pela International College (Bulgária) em cooperação com Proandi (Portugal), Visshe Uchilishte po menidzhmant (Varna University of Management), (Bulgária), Formacion Y Asesores En Seleccion Y Empleo (Espanha), Asociación Gastro Alianza (Espanha), Lycée C. et A. Dupuy - Greta du Velay (França), Istituto Formazione Operatori Aziendali (Itália), Muğla Provincial Directorate of National Education, (Turquia) e Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (Portugal).
Este projeto tem a duração de 24 meses, tendo iniciado 01/10/2018 e terminará a 30/09/2020.

O primeiro Meeting é já em dezembro deste ano, entre os dias 3 e 6 e irá ser realizado em Varna, Bulgária.

Previous Next

EXPERTISE

De 28 a 31 de outubro de 2018 a Proandi irá organizar a quarta reunião transnacional (M4) do projeto EXPERTISE. 
Os representantes de cada país parceiro reunir-se-ão aqui na Póvoa de Varzim, de forma a dar continuidade com o intercâmbio das boas práticas deste projeto europeu.
O projeto “EXPERTISE: Intercâmbio de práticas para educar, reconhecer e treinar habilidades inclusivas para o emprego” é uma parceria estratégica de 24 meses em nível internacional que começou em 09/01/2017 e terminará em 31/08/2019, com o apoio da Acão-Chave 2 da Comissão Europeia e do seu programa Erasmus +. Coordenado pela escola Paula Montal de Logroño (Espanha) em cooperação com PROANDI (Portugal), ASPECT (Bulgária), ACP (Grécia), VsIEduplius (Lituânia), WSBiNoZ (Polónia). Esta iniciativa visa superar as necessidades dos formadores e educadores.
Nesta reunião transnacional, os parceiros irão conhecer as boas práticas realizadas pela Proandi, aplicadas na formação dos nossos jovens.
A dinâmica que irá ser desenvolvida pela Proandi, está relacionada com a Inteligência Emocional e tem por objetivo reconhecer, compreender, categorizar e expressar as nossas emoções.

Previous Next

Visita Centro histórico do Porto e à Cave de Vinho do Porto Graham’s

Os nossos jovens de Restaurante Bar VIII, realizaram uma visita de estudo ao Centro histórico do Porto e à Cave de Vinho do Porto Graham’s e ao seu restaurante Vinum Restaurante e Wine Bar. 

Previous Next

Visita a Casa José Régio

No âmbito do módulo Viver em Português -UFCD-A literatura do nosso tempo, hoje, os formandos do Curso Técnico/a de Restaurante Bar IX visitaram a casa do escritor, poeta, dramaturgo, cronista, memorialista e,principalmente, professor de português e francês, José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira. Nasceu e faleceu em Vila do Conde, foi professor toda a sua vida,mas foi pela sua obra literária e pelo seu gosto pela arte sacra que ficou conhecido. Os formandos tiveram a oportunidade de ver uma das mais belas coleções de arte sacra bem como as obras de Régio e dos seus amigos escritores.#somosproandi#povoadevarzim

Previous Next

Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Celebrou-se o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
A Proandi e, com ajuda da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento aderiu a Campanha de Sensibilização "Escolas unidas contra o Tráfico de Seres Humanos", integrada no Projeto “Informa-te contra o Tráfico de Seres Humanos e Exploração laboral”.
Esta campanha tem como fundamento os atuais riscos de incidência de casos em Portugal como país de origem de TSH, associados sobretudo ao Tráfico Laboral e à população jovem.
Ao logo do dia foram realizadas várias atividades sobre esta temática, de forma a sensibilizarmos os nossos jovens para prevenir, combater e denunciar este tipo de crimes.
O nosso agradecimento A Oikos pela disponibilização dos materiais pedagógicos para a realização desta atividade. 
#somosproandi #Oikos#tráficosereshumanos

GTranslate

OFERTA FORMATIVA

Técnico/a de Cozinha/Pastelaria
Técnico/a de Informática e Sistemas
Técnico/a de Restaurante/Bar

NOTÍCIAS

Erasmus + Sevilha
Erasmus + Sevilha
EUROSKILLS – PROANDI MOBILITIES
Visite-nos no facebook e linkedin
Proandi adere à rede local da Garantia Jovem
#SomosProandi
Junta-te a Proandi. Inscreve-te nos nossos cursos

DESTAQUES

© 2018 PROANDI - Todos os direitos reservados.

Pesquisar