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FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador, promovendo desta forma a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências transferíveis para a sua prática.
Com a frequência do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, os futuros formadores deverão assumir-se como atores conscientes e dinamizadores do seu papel no seio do sistema de Formação Profissional.
O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é autorizado pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional.
- Objetivos Gerais e Competências
- Local
- Duração
- Recursos Técnicos
- Destinatários
- Condições de acesso
- Certificação
- Documentação exigida
Objetivos gerais e competências
A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
na gestão e coordenação de formação;
no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os/as futuros/as formadores/as, sejam capazes de:
Avaliar o perfil do/a formador/a face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal;
Preparar, dinamzar e avaliar unidades de formação;
Refletir sobre os sistemas de formação.
O/a formador/a deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.
Local
Formação Presencial na Proandi
Formação E-Learning na Plataforma Moodle
Duração
34 horas presenciais e 56 horas em regime e-learning
Recursos Técnicos
Computador com acesso à Internet, WebCam e colunas de som com microfone ou Headset (solução aconselhável face ao ruído de fundo).
Destinatários
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador/a.
Condições de acesso
- Possuir preferencialmente uma qualificação de nível superior;
- Possuir no mínimo o 9º ano de escolaridade;
- Interesse e motivação para a realização da ação de formação;
- Disponibilidade horária e situação profissional;
- Competências básicas no domínio das TIC.
Certificação
De acordo com a Portaria n.º 214/2011 de 30 de maio, os Certificados de Competências Pedagógicas são emitidos de forma automática e por via eletrónica, através do Portal NetForce, após:
- O registo e validação das classificações finais dos candidatos que obtiveram aproveitamento, pela entidade onde se realizou a formação ou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pedagógicas;
- O registo da equivalência dos diplomas ou certificados de habilitação de nível superior, sempre que seja essa a via de acesso à certificação;
- O pagamento dos encargos procedimentais previstos no artigo 11º.
Documentação exigida
- Curriculum Vitae (modelo Europeu);
- Preenchimento da ficha de inscrição /candidatura;
- Certificado de Habilitações.
Conteúdos Programáticos
10 horas
MÓDULO 1 - FORMADOR: SISTEMAS, CONTEXTO E PERFIL
10 horas
10 horas
MÓDULO 2 - SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL
10 horas
MÓDULO 3 - COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO
10 horas
10 horas
MÓDULO 4 - METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
10 horas
MÓDULO 5 - OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO
10 horas
10 horas
MÓDULO 6 - RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA
10 horas
MÓDULO 7 - PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM (10h)
10 horas
10 horas
MÓDULO 8 - AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS
10 horas
MÓDULO 9 - SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL
10 horas