Alt Text

    Inovação Inteligente: Ferramentas de IA no Ensino e Formação Profissional

    O curso "Inovação Inteligente: Ferramentas de IA no Ensino e Formação Profissional" tem como objetivo explorar como as tecnologias de Inteligência Artificial estão a transformar o ensino e a formação profissional. Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de entender como as ferramentas de IA podem ser aplicadas para otimizar os processos formativos e aprimorar as competências profissionais. Durante o curso e através de estudos de caso, demonstrações práticas e utilização de ferramentas, será possível perceber o impacto da IA na criação de ambientes de ensino inovadores e na capacitação de profissionais preparados para os desafios do futuro.

      Competências a adquirir:

       

      • Compreender os fundamentos do ChatGPT e as suas aplicações na educação/formação;

      • Utilizar o ChatGPT para planeamento de aulas/sessões e criação de recursos pedagógicos;

      • Aplicar a IA para automatizar tarefas administrativas e melhorar a gestão das aulas/formação;

      • Explorar e utilizar ferramentas de produtividade e organização;

      • Explorar e utilizar a IA para personalizar conteúdos e disponibilizar experiências de aprendizagem diferenciadas;

      • Conhecer outras ferramentas relevantes utilizadas no contexto português.

      Local

      Formação E-Learning na plataforma Moodle.

      Duração

      9 horas (3 sessões de 3 horas cada totalmente online - síncronas).

      Perfil de entrada

      • Interesse e motivação para a realização da ação de formação;
      • Disponibilidade;
      • Apresentar expetativas e necessidades de formação;
      • Capacidade de comunicação e interação, de cooperação e de trabalho em equipa e coordenação de trabalhos, atividades, entre outros.

      Destinatários

      O curso é dirigido a professores/as, formadores/as, técnicos/as, coordenadores/as de formação profissional, sem experência ou com alguma prática em Inteligência Artificial (IA) e, todos os indivíduos que pretendam adquirir conhecimentos e competências e integrar ferramentas de IA, para otimizar a sua prática profissional, de forma ética, segura e eficaz.

      Recursos Técnicos

      • Computador equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet;

      • Browser de Internet: Google Chrome, Microsoft Edge.

      Avaliação

      O acompanhamento e avaliação são componentes estruturantes dos processos formativos. A avaliação tem como objetivo validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelos formandos/as ao longo da formação. Os resultados obtidos em cada submodelo ou módulo são interpretados como elementos de validação da formação frequentada. A avaliação é um processo contínuo que tem como referências os objetivos específicos das diferentes unidades temáticas, distinguindo-se três fases essenciais.

      Avaliação das aprendizagens

      - Avaliação inicial diagnóstica (perfil de entrada dos formandos/as) que permite identificar quais os com conhecimentos e competências que os formandos possuem antes da formação, permitindo definir a estratégia formativa mais adequada para que os formandos alcancem o resultado pedagógico adequado.

      - Avaliação contínua (ao longo/durante a formação: avaliação formativa e sumativa, processo/ barra desenvolvimento da formação). Esta avaliação visa introduzir no decurso do processo de formação aprendizagem, momentos de avaliação global da formação desenvolvida. Assim, atendendo aos objetivos específicos delineados no início do módulo, a avaliação formativa permite diagnosticar a forma como o formando/a vai acompanhando o processo de formação – aprendizagem. Este feedback é essencial para ajustar estratégias, que em muito casos são decisivas para o sucesso do formando/a.  

      - Avaliação final (no final da formação): avaliação sumativa (perfil de saída). Esta visa medir os resultados e a aprendizagem realizada pelos formandos. A avaliação final de cada formando/a, determina o grau de sucesso da aprendizagem confrontando-se os resultados obtidos na avaliação contínua com os objetivos operacionais definidos à priori. A avaliação final será através da apresentação do Projeto individual: desenhar um plano de aula/sessão completo integrando pelo menos 3 ferramentas abordadas durante o curso

      A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos, das classificações parcelares, tendo em conta as ponderações seguintes:

      • Tarefas que reflitam o percurso formativo de cada formando/a - 50%

      • Participação com qualidade nas sessões síncronas (uma assiduidade mínima 95% participação sobre a duração global do curso.) -  20%

      • Atividades Finais: (Projeto individual) - 30%

      A escala de avaliação varia entre 0 (zero) e 20 (vinte) valores, sendo que consideram-se aprovados os/as formandos/as que obtenham classificação igual ou superior a 10 valores.

      Certificação

      O certificado de formação será emitido se o/a formando/a assistir a 90% das sessões síncronas, e obtiver uma classificação final positiva (classificação nas atividades práticas e finais).

      O Certificado de Formação Profissional é emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa), em conformidade com a Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo enviado a cada participante no final da ação.

      Conteúdos Programáticos

      3 horas

      Módulo 1 - Introdução ao ChatGPT e Planeamento de Aulas/Sessões

      3 horas

      3 horas

      Módulo 2 - Gestão e Organização com IA

      3 horas

      Módulo 3 - Personalização e Exploração de Novas Ferramentas

      3 horas