Alt Text

    Técnico/a de Geriatria

    O curso de Técnico/a de Geriatria visa capacitar profissionais para atuar com qualidade no cuidado de idosos. Ao longo do curso, os participantes irão aprender as práticas essenciais para oferecer assistência em saúde, suporte emocional e cuidados preventivos, considerando as particularidades do envelhecimento.

    Com uma abordagem teórica e prática, o curso prepara os alunos para lidar com situações do cotidiano em instituições de longa permanência ou na assistência domiciliar, desenvolvendo competências para atuar com eficiência numa equipa multidisciplinar.

      Competências a adquirir:

      • Cuidar e vigiar pessoas idosas, em diferentes contextos;

      • Zelar pelo bem-estar geral do idoso, vigiar a sua alimentação e garantir o cumprimento das prescrições médicas;

      • Demonstrar competências e atitudes teóricas que lhe permitem o exercício da profissão.

      Local

      Formação E-Learning na plataforma Moodle.

      Duração

      80 horas + prática em contexto de trabalho -120h (opcional).

      Perfil de entrada

      Titulares do 9º ano de escolaridade.

      Destinatários

      Todos os interessados em desenvolver competências técnicas especializadas ao nível da carreira de técnico/a de geriatria.

      Recursos Técnicos

      Computadores com acesso à Internet, WebCam e colunas de som com microfone ou Headset (solução aconselhável face ao ruído).

      Avaliação

      A avaliação da aprendizagem do/a formando/a é realizada através de exercícios/atividades e de um exame no final do curso com a duração de 1 hora.

      No que respeita, à forma de avaliação, será aplicada da seguinte forma:

      • Realização dos exercícios/atividades: 50%

      • Ficha de Avaliação Sumativa: 50%

      A escala de avaliação varia entre 0 (zero) e 20 (vinte) valores, sendo que consideram-se aprovados os/as formandos/as que obtenham classificação igual ou superior a 10 valores.

      • A escala de avaliação é de 0 a 20 valores

      Certificação

      Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

      Conteúdos Programáticos

      10 horas

      Módulo 1 - Ética, Deontologia e Perfil do Técnico/a de Geriatria

      10 horas

      20 horas

      Módulo 2 - Patologias na população idosa-cuidados básicos

      20 horas

      Módulo 3 - Mobilização e cuidados básicos da Pessoa Idosa

      20 horas

      20 horas

      Módulo 4 - Noções básicas de Primeiros Socorros

      10 horas

      Módulo 5 - Contextos de prestação de cuidados ao idoso

      10 horas